Com o crescente aumento de transações online, e a necessidade de certificar que os envolvidos em uma operação sejam realmente quem dizem ser é extremamente importante.
Normalmente para provar nossa identidade utilizamos documentos em papel, o qual é emitido por uma autoridade legal que comprova quem somos e quem dizemos ser.
Com a certificação digital, dispomos de uma identidade virtual (certificado digital), assinada digitalmente por uma entidade de certificação homologada pertencente ao ICP-Brasil, garantindo que o certificado pertença a nossa pessoa física (CPF) ou entidade pessoa jurídica (CNPJ).
O Certificado digital consiste em um par de chaves, sendo uma privada e outra publica, com elas é possível assinar um documento digital, com validade jurídica.
e-CNPJ -:- e-CPF -:- NF-e
Crescimento constante no uso
A certificação digital vem se popularizando com o uso da Nota Fiscal Eletrônica, que utiliza o Certificado Digital da empresa para comprovar a autenticidade da operação.
Ainda, com o certificado digital, é possível fazer diversas operações e acessar diversos serviços online como:
- Acesso a sua conta bancária, utilizando seu certificado como chave
- Assinatura de contratos de câmbio
- Receita federal: Acesso e alteração de dados, envio e download da declaração, de informações e muitas outras operações que podem dispensar visitas presenciais ao posto da RFB
- Download de XML da Nota Fiscal Eletrônica de suas compras
- Diversos serviços na Receita estadual
A cada dia cresce o número de serviços que aceitam o certificado digital, e muitos processos que antes exigiam processos presenciais pode ser feitos pelo seu notebook e em casa.
A ACIG possui mais esse serviço, com valores diferenciados do mercado, apenas para quem é associado.